quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Como Executar Jogos Baseados no MS-DOS no Windows XP

Rodar jogos baseados no MS-DOS no Windows XP pode ser mais difícil do que rodar jogos baseados no Windows 9 x . O Windows XP simplesmente não foi feito para executar programas baseados no MS-DOS. Mas isso não significa que não há esperança. Muitos jogos baseados no MS-DOS vão vão rodar no Windows XP e a comunidade lá fora está decidida a resolver os problemas.
Os jogos baseados no MS-DOS não têm os instaladores amigáveis encontrados nos jogos baseados no Windows 9 x . Você deve instalar os jogos baseados no MS-DOS através de um prompt de comando.
Para abrir um prompt de comando

Clique em Iniciar , em Executar , digite cmd na caixa de texto e pressione ENTER.
Uma caixa preta com letras brancas se abre, lembrando a tela do MS-DOS. A partir dali, você pode instalar o jogo de acordo com as suas instruções.
Configure o som no jogo do DOS para padrão da SoundBlaster . Isso é o melhor que você pode fazer para fazer funcionar o áudio sem um programa especial, de que iremos tratar em alguns minutos.
Depois, crie um atalho para rodar o jogo baseado no MS-DOS, seguindo estes passos:
1.Clique com o botão direito na área de trabalho, aponte para Novo e então clique em Atalho .

2.Digite ou procure pela localização do programa de inicialização do jogo, e então clique em Avançar .

3.Digite um nome para o atalho, e então clique em Avançar .

4.Escolha um item para o atalho, e então clique em Concluir .
Agora você tem um atalho para seu jogo baseado no MS-DOS, que você pode alterar para fazer com que o ambiente do Windows XP se torne mais hospitaleiro:

Clique com o botão direito no atalho e clique em Propriedades .
Você verá uma janela com as seguintes guias:

Geral : Informações básicas sobre o atalho.

Programa : Localização do atalho e algumas outras coisas.

Fonte : Você pode escolher as fontes para a janela do prompt de comando em que os programas baseados no MS-DOS são executados.

Memória : Alguns programas baseados no MS-DOS necessitam de variados tipos de memória estendida ou expandida. Você pode ajustar essas configurações aqui. Na maioria dos casos, você pode deixar os padrões como estão, mas se o seu programa exibir um erro indicando que ele precisa de uma certa quantidade de um certo tipo de memória, você pode alocar esse recurso aqui.

Tela : Especifique se você quer que o programa rode em tela cheia ou em janela (a primeira é normalmente melhor) e que o programa use emulação rápida de ROM (geralmente se usa) e alocação dinâmica de memória (normalmente esta também se deseja).

Miscelânea : Existem algumas opções nesta guia, incluindo a opção de permitir a proteção de tela (eu sempre a desabilito, porque alguns programas baseados em MS-DOS não lidam muito bem com ela) e quais atalhos do Windows se vai permitir (eu desabilito todos eles).

Compatibilidade : As mesmas opções do Assistente de Compatibilidade de Programas discutidas mais acima.

Sumário : Você pode criar notas sobre o atalho aqui.
Você pode precisar experimentar as diferentes configurações na caixa de diálogo das Propriedades do atalho para rodar satisfatoriamente seu jogo baseado no MS-DOS.
DICA: Como mencionei para o caso dos jogos do Windows 9 x , faça muita pesquisa. Verifique os códigos de jogo criados pelos fãs, desenvolvidos para rodar em um sistema operacional mais novo. Por exemplo, o Doomworld  sugere baixar e usar uma das várias portas de código fonte do código do jogo Doom em vez de fazer o original rodar no Windows XP.
Uma das partes mais difíceis de se fazer com que jogos baseados no MS-DOS sejam executados no Windows XP é fazer o som funcionar. Algumas placas de som vêm com uma pífia emulação de drivers antigos, mas elas raramente funcionam com perfeição. Normalmente usam as alocações de recurso padrão das SoundBlaster (coisas como as configurações de IRQ e DMA). Você pode achar que o som dos jogos baseados em MS-DOS está pulando, cortando e tendo todos os tipos de problemas.
Eu recomendo uma ferramenta chamada VDMSound. O VDMsound  é um emulador de som de software. Depois de instalado, o VDMSound se integra com o Windows XP para fazer com que fique fácil de usar:

Navegue até o programa de inicialização do jogo MS-DOS, clique nele com o botão direito, e então clique em Executar com VDMS .
Então execute o jogo com seus recursos de áudio configurados para os valores padrões da SoundBlaster.


Postado por Paulo Eduardo