domingo, 4 de novembro de 2012

Tim Paterson



Tim Paterson (nascido em 1956 ou 1957) é um programador americano, mais conhecido por ser o autor do sistema operativo QDOS ("Quick and Dirty Operating System", que em português significa Sistema operacional rápido e sujo).

Em 1980 o engenheiro de 24 anos, que trabalhava para a Seattle Computer Products, desenvolveu um "clone" do sistema operativo CP/M, criado por Gary Kildall da Digital Research batizando-o de QDOS. Em 1981, vende os direitos de autor por $50.000 à Microsoft, que redenomina o produto de MS-DOS (Disk Operating System).

A Microsoft contratou o eng. Paterson, para que trabalhasse 4 dias por semana, fazendo algumas alterações e melhoramentos para o tornar mais funcional e operacional no que viria a ser o mais popular sistema operativo da época para computadores pessoais. A Seattle Computer Products, depois de perder Paterson, não conseguiu mais se manter no mercado, e foi fechada em 1986.

Paterson recebeu algumas ações da Microsoft e hoje está retirado de toda a atividade profissional, mas recorda com melancolia que alguma vez pudesse tornar-se num dos homens mais ricos do mundo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tim_Paterson#cite_ref-brian.banks_0-2

Postado por: Claudio Azevedo